Copy of 045(1)

Quando eu devo contratar um arquiteto?

Ainda hoje as pessoas tem dúvida de quando contratar um arquiteto e a questão é realmente válida diante de tantas ofertas de serviços personalizados para sua obra. Na verdade seria ideal contratar um profissional de arquiteto antes mesmo de pensar no terreno, sabe por que?

Veja aqui 5 pontos importantes para você não ter mais dúvidas:

  1. Chame um arquiteto para ajudar a decidir sobre qual terreno comprar. Claro que o corretor de imóveis vai te ajudar a escolher tecnicamente um bom terreno e de boa localização mas é depois de uma conversa com o arquiteto que você terá uma noção melhor de como a casa dos seus sonhos se encaixa do local ideal. Ele te ajudará a considerar, localização, vizinhança, estrutura do terreno, topografia, áreas de preservação, insolação, ruídos, ventos dominantes entre outros aspectos. Ter o terreno ideal é uma ótima vantagem para economia de custos na obra e projeto.
  2. Faça estudos preliminares: fazer os primeiros esboços é fator fundamental quando se quer ter uma ideia de espaços, levando em consideração todos os requisitos legais e técnicos. É neste momento que você vê no papel aquele seu sonho e só assim consegue analisar se o momento é adequado ou não para realizar e quais as alterações necessárias para que tudo se encaixe no que precisa.
  3. Peça um projeto em 3D: hoje em dia não tem maneira mais fácil de visualizar seu projeto e toda a volumetria do que com um desenho em 3D. Nesse momento você tem uma visão quase que real de tudo o que você idealizou junto com seu arquiteto e vai sentir como se estivesse fazendo um passeio na sua nova cas
  4. Engenheiro ou arquiteto? Cada qual em sua função. Claro que engenheiros civis podem assinar obrar e entregar projetos muito funcionais, porém, são poucos que abusam da criatividade e estimulam seus clientes a pensarem a casas mais contemporâneas. É a arquitetura que vem com uma proposta para artística e vence as barreiras das ciências exatas propondo novas ideias ao projeto. Aqui é uma discussão sem fim, mas acredite um profissional não desenvolve um bom trabalho sem outro. Por um lado a arte e de outro a matemática. Juntos, você terá projetos criativos e reais.
  5. Acompanhando integral ou parcial. Só quem pessoalmente tocou uma obra que pode compartilhar com você o stress que é adminstrar o orçamento, o pessoal e ainda seguir o projeto. Como tudo acontece paralelamente ao seu dia de trabalho, fica muito difícil você não perder as estribeiras. Confie no profissional que desenvolveu o seu projeto, ele é a melhor pessoa (e tem grandes interesses) que a execução saia como o projeto. Você pode contratar integralmente, onde a administração da obra é totalmente feita por ele ou parcialmente, onde através de visitas semanais ele consegue fazer com que os construtores sigam tudo o que o projeto manda.

Se ainda estiver com dúvidas, fale com a gente!

 

You may also like

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat Atendimento via WhatsApp